sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Banho de água quente no Brasil


O Brasil é um país de clima tropical com temperaturas médias anuais em torno de 20ºC. No inverno, em alguns estados do Norte e Nordeste, a temperatura está acima desta média. Em situação contrária, os estados do Sul e do Sudeste, nesta mesma estação podem ter temperaturas muito baixas. Essa temperatura, principalmente durante o inverno, não permite que a água, da maneira como chega às nossas torneiras, seja utilizada diretamente para banho, necessitando de um aquecimento complementar.

No Brasil, o equipamento mais usado para essa função é o chuveiro elétrico. Ele está presente em mais de 90% dos lares brasileiros, oferecendo conforto para o banho.

A maior parte dos chuveiros elétricos tem uma chave selecionadora para as estações do ano. Essa chave, associada ao controle de vazão de água permite compensar a variação de temperatura ambiente da água ao longo do ano. Graças a essa tecnologia, a maior parte dos brasileiros pode tomar seu banho quente, que relaxa e renova os ânimos.

Estima-se em média 8 a 10 minutos o tempo necessário para um banho diário, mas algumas pessoas podem demorar até 30 minutos. Desta forma, calcula-se que o gasto com chuveiro elétrico corresponda a aproximadamente 40% do valor da conta de energia elétrica da residência popular.

Apresentaremos, a seguir uma experiência para aquecimento de água de banho: um aquecedor solar de baixo custo, feito a partir da reutilização de materiais recicláveis, como garrafas pet e caixinhas de leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que for lido pelos moderadores